21 de mai. de 2009

Canoas adere à Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência!


Em contato com o porta voz da Marcha Mundial em Canoas-RS, Marcos Vieira, fui informado que o prefeito Jairo Jorge da Silva aderiu à Marcha na reunião realizada no dia 19 passado, entre os organizadores e representantes da prefeitura. Segundo Marcos, a prefeitura dará total apoio às atividades da Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência, que partirá da Nova Zelândia, com mais de 50 participantes fixos e seguirá por 120 países, passando por Porto Alegre, no final de dezembro e encerrando em Punta de Vaca, Argentina. Saiba mais em www.marchamundial.org, www.marchamundial.org.br.

Leia a notícia extraída do site da prefeitura - http://www.canoas.rs.gov.br/Site/Noticias/Noticia.asp?notid=5873

________________________________________________________________________________




Canoas adere à Marcha internacional pela Paz


20:24 - terça-feira, 19 de maio de 2009

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, autorizou a Coordenadoria da Juventude e adiretoria de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania para realizar evento oficial de adesão à Marcha pela Paz, pela Prefeitura de Canoas.

A Marcha difunde a idéia do não às guerras, colocando o ser humano como tema central junto aos governos e incentivando a prática da não violência. Busca ainda a promoção do fim dos armamentos bélicos e a saída de tropas de territórios ocupados.

Um grupo de integrantes do Movimento Marcha Pela Paz, tendo como porta-voz no Sul do Brasil, Eduardo Freire, conversou com o prefeito, destacando que existe uma grande convergência entre os objetivos do PRONASCI e os da Marcha Pela Paz.

Ele relatou que a Marcha iniciou em 15 de outubro do ano passado e já obteve importantes adesões, como o Dalai Lama, o presidente da Bolívia, Evo Morales, prefeitos de Diadema e São Paulo, e do gabinete do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça.

Apresentaram ainda ao prefeito Jairo Jorge uma carta-convite com informações do Movimento Humanista Mundo Sem Guerras, sugerindo a formação de comitês, a exemplo de várias localidades para organizar as ações da Marcha, e que os 50 voluntários que rodam o mundo promovendo a Marcha recebem mais voluntários na medida em que vão passando pelas cidades onde ocorrem os debates sobre a paz.

Os organizadores solicitaram que a Prefeitura, ao aderir a Marcha, contribua com oficinas, preparando funcionários para trabalhar a paz e passar a mensagem de não violência à população. Também foi solicitado o apoio logístico, transporte e materiais.

O Prefeito Jairo Jorge agradeceu a visita e o convite, salientando que Canoas já vem promovendo vários projetos voltados ao tema, como foi o caso do Carnaval na Paz e Dia do Trabalhador na Paz.

Participaram do encontro o assessor Emerson Rodrigues, da Coordenadoria Municipal da Juventude, e o diretor de Mobilização Social da secretariade Segurança Pública e Cidadania, Hugo Félix Pinto Ferrada.

Rota - A marcha tem uma rota que sai da Nova Zelândia em 2 de outubro próximo, e chega ao Panamá, onde se divide em dois roteiros, o Pacífico Sul e o Atlântico Sul, chegando a Porto Alegre em 23 ou 24 de dezembro.

Fernanda Haas

secretaria especial de comunicação

Foto: Ireno Jardim

Nenhum comentário: