3 de nov. de 2008

Itaú e Unibanco se unem e criam maior grupo do Hemisfério Sul

Fusão

Exclusivo

Os controladores do Itaú e do Unibanco assinaram nesta segunda-feira, 3, um contrato visando à unificação dos bancos, para formar o maior grupo financeiro privado do Hemisfério Sul. A união fará com que o conglomerado esteja entre os 20 maiores do mundo. A nova controladora será denomiada Itaú Unibanco Holding S.A.

"Trata-se de uma instituição financeira com a capacidade de competir no cenário internacional com os grandes bancos mundiais", afirmaram em nota à imprensa os diretores de Relações com Investidores de ambos os bancos em fato relevante conjunto. As assembléias sobre a união ocorrerão entre 24 de novembro e 5 de dezembro.

A operação precisa ser aprovada em assembléias extraordinárias de acionistas, previstas para serem realizadas entre a última semana de novembro e a primeira semana de dezembro -- pelo Banco Central do Brasil e demais autoridades competentes.

Segundo as instituições financeiras, o novo banco resultante da fusão terá R$ 575 bilhões em ativos e patrimônio líquido de cerca de R$ 51,7 bilhões. Contará com aproximadamente 4,8 mil agências, representando 18% da rede bancária; e 14,5 milhões de clientes de conta corrente, ou 18% do mercado.

Em volume de crédito, representará 19% do sistema brasileiro; e em total de depósitos, fundos e carteiras administradas, atingirá 21%.

Ainda de acordo com o comunicado oficial do Itaú, nada muda operacionalmente para os clientes dos dois bancos neste momento. Todos continuarão a utilizar normalmente os diferentes canais de atendimento, cheques, cartões e demais produtos e serviços.

Fonte: Opinião e Notícia
________________________________________________________________

Nota do blog:

Será que a concentração da atividade bancária será positiva para a economia brasileira?
Não li nenhuma linha sobre a situação dos funcionários dos bancos envolvidos.

Nenhum comentário: