14 de set de 2008

Ajude a ADITAL a se manter!

O que é Adital

ADITAL, Agência de Informação Frei Tito para América Latina, é uma agência de notícias que nasceu para levar a agenda social latino-americana e caribenha à mídia internacional.

Quer estimular um jornalismo de cunho ético e social.
Quer favorecer a integração e a solidariedade entre os povos.
Desvenda para o mundo a dignidade dos que constroem cidadania;
Dá visibilidade às ações libertadoras que o Deus da Vida faz brotar nos meios populares;
Faz conhecer o protagonismo dos atores sociais que são nossas fontes de informação e são democratizadores da comunicação.

Ao escolher o nome de Frei Tito de Alencar Lima , morto em 1974, vítima da ditadura militar implantada no Brasil em 1964, fazemos uma homenagem a todas as pessoas que lutam em defesa da vida e da dignidade humana.

Como nasceu

Em dezembro de 1999, três entidades italianas - a Fundação "Rispetto e Paritá", a Agência de Notícias "Adista", a Rede "Radiè Resch" -, apresentaram ao Frei Betto a proposta de organizar uma agência de notícias que divulgasse para o mundo a vida e os processos sociais da América Latina e do Caribe. Em 2000, uma equipe começou a estruturar ADITAL, na cidade de Fortaleza, no nordeste brasileiro.
A produção de notícias da ADITAL destina-se aos jornalistas da mídia mundial (escrita, radial, televisiva, on-line) e a todos os setores da sociedade civil no mundo.
Hoje, além de uma ampla rede de correspondentes em diferentes países da América Latina e do Caribe, ADITAL recebe suas informações de pessoas e grupos que constroem cidadania em seus países:

São membros do Terceiro Setor; ativistas dos movimentos sociais e de redes de Direitos Humanos; lideres sindicais, trabalhadores urbanos e camponeses;

Docentes e discentes de universidades;

Emigrantes, povos indígenas, negros, com suas comunidades e culturas de resistência;
Mulheres, crianças, adolescentes e jovens, portadores de necessidades especiais, pessoas da terceira idade e diversidade sexual;

Grupos eclesiais e agentes de Pastorais Sociais de diferentes igrejas e tradições religiosas.

Sócios da Adital:

No Brasil:

Frei Betto, frade dominicano e escritor;
Alfredo Gonçalves, Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz do Setor Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), São Paulo;
Ana Maria de Freitas, coordenadora da AnotE;
Fernando Altemeyer, sociólogo;
Jether Ramalho, sociólogo;
José Oscar Beozzo, teólogo;
Lino Allegri, assessor das Pastorais Sociais, CE;
Luís Bassegio, coordenador latino-americano do Grito dos Excluídos;
Miguel Brandão, professor universitário;
Milton Schwantes, biblista;
Rosa Maria Martins, Instituto Terramar, CE;
Vanda Maria de Almeida, coordenadora da Cáritas Regional Nordeste, CE;
_________

Nota:

À pedido do companheiro Vítor Benda, solicito a ajuda de vocês para a manutenção desse importante espaço de informação. Para ajudar basta clicar nos anúncios da publicação, site: www.adital.com.br, além é claro de ler as matérias, de excelente qualidade.

Conto com vocês!

Paz, força e alegria!

Nenhum comentário: