28 de mar. de 2008

Livros sobre Quaraí - parte I


APRESENTAÇÃO

Amamos o que conhecemos. Daí a necessidade de saber como é nossa terra. Buscar na história a origem das coisas é um modo de compreender e valorizar o que possuímos.

Quaraí, banhada pelo rio que te empresta o nome, planície verdejante, cortada por arroios e sangas, areias, e do sol que se esconde atrás da silhueta do Jarau. Guardas no teu subsolo vaariedade de ágatas e ametistas. Árvores nativas ainda margeiam tuas águas. Capões e coxilhas quebram o horizonte dos campos guardados por quero-queros.

É com amor que queremos descrever nossa terra, transmitindo este sentimento, inclusive às crianças de Quaraí.

A dificuldade em encontrar subsídios geoográficos sobre o nosso município, justifica nossa pretensão em registrar alguns dados.

Este trabalho, com finalidade didática, baseou-se em cópia de fragmentos do trabalho reaalizado em 1911, pelo engenheiro agrônomo, Dr. Heitor Wagner. Contamos, também, com a valiosa colaboração dos senhores: Alexandre Lisboa Alves, Ary Sidnei Mello Castro, Carlos Flores, Félix Guerra Simões, Mário Costa e Telmo Vargas Tubino, aos quais muito agradecemos.

Revisão gramatical da Professora Rita Vitalina Silva da Silva

Quaraí, outubro de 1993.

Diva C. Simões

NOTA:

O livro da professora Diva Simões é bem didático e tem como índice:

-Quaraí, batismo indígena
-Indígenas
-Sesmarias
-Águas que limitam nosso município
-Distrito e subdistrito
-Relevo
-Solo, subsolo e minerais
-Fauna
-Vegetação
-Legislação Ambiental

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei o livro muito interessante, pois minha familia é de Quaraí, e sou neta do Dr. Heitor Wagner. Gostaria de saber como posso conseguir um exemplar. Poderia me ajudar?
obrigado
Cristina Wagner
(cristina_fredo@yahoo.com.br)