19 de mar. de 2008

Os perigos da internet para as crianças


Cuide o que seu filho está fazendo na Internet


Crianças são crianças, mas o mundo atual torna cada vez mais prematura a idade adulta. Por isso, a preocupação de pais e professores em preservar a infância de filhos e alunos. Nessa tentativa, o conteúdo sem censura da internet pode parecer a muitos uma ameaça à inocência e à segurança da garotada.

Há na internet todo tipo de informação de cunho reprovável. Violência, pornografia, apologia ao racismo.

Mas a rede também reúne grande parcela do conhecimento humano, com acesso livre e democrático.
E como todo meio de comunicação, sua utilização demanda cautela e capacidade analítica do espectador em relação ao conteúdo .

Pais e professores são os responsáveis por ajudar as crianças a entender como funciona a rede e a selecionar os conteúdos acessados.

As informações reunidas neste manual são uma ferramenta de apoio na tarefa de guiar as crianças nesse emocionante mundo de descobertas. Da coletânea de sugestões reunidas aqui, destacamos a mais importante: é preciso ouvir as crianças, estabelecer um diálogo com elas e respeitar suas necessidades e receios.

O Comitê para a Democratização da Internet (CDI) lançou uma cartilha para alertar pais e professores sobre o perigo que as crianças correm ao navegar na internet.

Ao mesmo tempo em que a internet reúne grande parcela do conhecimento humano, com acesso livre e democrático, sua utilização por parte das crianças pede cautela em relação ao conteúdo.

Acesse a cartilha no endereço: http://www.cdipr.org.br/cartilha/pdf/capitulos_CDIPR_cartilha_uso_internet.pdf

ou se preferir clique aqui: Uso responsável da internet - cuidado com as crianças

Portanto amigos, colegas e leitores deste blog, cuidem de suas crianças, verifiquem diariamente os acessos de seus filhos, os links, orkut, msn, contatos deles para que você NÃO TENHA SURPRESAS DESAGRADÁVEIS!

E o mais importante: ORIENTE SEU FILHO PARA O USO DESSA FERRAMENTA.

Fontes:

Imagem: Imagens Google - http://images.google.com.br

Textos e cartilha: Comitê para a Democratização da Informática do Paraná

Gerson Vieira
Rio de Janeiro/RJ



Um comentário:

Anônimo disse...

olá me chamo walminete,
gostaria de saber onde posso conseguir estas cartilhas, pois vou trabalhar justamente com este assunto,na EBF da igreja e gostaria de presentear os pais com essas cartilhas,um grande abraço.
xau.......